Simulation Project Physical Rescue Agent League The RoboCup Federation

ChineseEnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanishSwedish

O que é o RoboCupRescue?

O salvamento em situações de desastre é um dos mais relevantes problemas sociais do nosso tempo, envolvendoum grande número de agentes heterogéneos actuando num ambiente hostil.O projecto RoboCupRescue tem a intenção de promover Investigação e Desenvolvimento neste domínio degrande impacto social a diversos níveis, envolvendo a coordenação do trabalho de equipas de agentes múltiplos,agentes físicos para busca e salvamento (BES), infraestruturas de informação, assistentes digitais pessoais (ADP),um simulador e sistemas de apoio à decisão padrão, resultados de referência para a avaliação de estratégias deBES e sistemas robóticos, sendo futuramente todos estes subsistemas integrados de uma forma abrangente.
Com base na experiência de sucesso do projecto RoboCup-Soccer, fóruns de discussão técnica e competições para aavaliação do progresso realizado por investigadores e pessoal envolvido em actividades de BES serão levados a cabo.
Dois projectos e as respectivas "ligas" de competição estão presentemente activos:Projecto de Simulação (Simulation Project),Projecto de Robótica e Infraestrutura (Robotics and Infrastructure Project),Liga de Simulação (Simulation League) e Liga de Robots (Robot League). A integração destas actividades conduzirá àsbrigadas de salvamento informatizadas e robotizadas do futuro.

Projecto de Simulação RoboCupRescue

O Projecto de Simulação RoboCupRescue é um novo domínio de aplicaçãoda iniciativa RoboCup. O seu objectivo principal é a disponibilização de informação deapoio à decisão em situações de emergência, através da integração da informação de desastres,previsões diversas, sistemas de planeamento e interfaces com seres humanos.
Um ambiente genérico de simulação de desastres urbanos é construído com base numa rede decomputadores. Agentes heterogéneos inteligentes, tais como bombeiros, polícias, vítimas, voluntários,etc., conduzem acções de BES neste mundo virtual. Interfaces com o mundo real, tais como imagensobtidas por helicópteros, sincronizam os dados virtuais com dados reais obtidos através de sensores,como por exemplo câmaras de vídeo. Interfaces com seres humanos críticas para o sucesso das missões de BES,tais como os ADPs, apoiam o pessoal dos sistemas de protecção civil, as brigadas de salvamento, residentesnas áreas atingidas e voluntários na tomada de decisões que minimizem as consequências do desastre.
Este problema apresenta várias características inovadoras de investigação interdisciplinar. Por exemplo,para a investigação em Inteligência Artificial e Robótica, a definição de estratégias de comportamento(planeamento multi-agente, planeamento em tempo real ou no tempo possível, heterogeneidade dos agentes,planeamento robusto, planeamento de iniciativa mista) é um desafio aliciante. Em termos de investigação dedesastres, o RoboCupRescue funciona como uma plataforma de teste padrão para a simulação de situações de catástrofe e dasmedidas a tomar após a sua ocorrência.
O Projecto de Simulação RoboCupRescue é uma fonte de resultados de investigação aberta à Sociedade.Diversas pessoas participam em todo o mundo no desenvolvimento e utilização deste simulador para fins deinvestigação, entretenimento, treino ou educação através da Internet. Um vasto espectro de possibilidades abertaspor esta tecnologia contribuirá de um sistema social mais seguro no futuro.

Liga de Simulação RoboCupRescue

A Liga de Simulação RoboCupRescue é uma competição que funciona como uma conferência internacionalde avaliação da investigação realizada no âmbito do Projecto de Simulação RoboCupRescue.
A primeira competição terá lugar em Seattle, E.U.A., durante a 5a edição da RoboCup World Cup.Este ano, a versão 0 do simulador será usada. As regras, a avaliação dos competidores, os prémios, etc,estão presentemente em discussão e serão anunciados em Janeiro de 2001, juntamente com o convite a participações.Informação detalhada poderá ser encontrada na página Web do RoboCupRescue e na respectiva mailing list.A participação está aberta, tal como nas outras competições RoboCup, a nível mundial.

Liga de Robots RoboCupRescue

A competição na Liga de Robots RoboCupRescue iniciar-se-à em 2001.Este ano, a plataforma de teste AAAI (American Association for Artificial Intelligence) USAR (Urban Searchand Rescue), que simula, com dimensões reais e de uma forma muito realista, um edifício destruído, será usadacomo recinto de competição. Mais detalhes estarão em breve disponíveis na seguinte página da Web.

Projecto de Robótica e Infraestrutura RoboCupRescue

Este projecto será lançado em breve e estuda padrões de infraestruturas robóticas para o bem estar dahumanidade, que incluirão robots, cidades inteligentes, etc. A Liga de Robots RoboCupRescueserve como plataforma de teste da tecnologia desenvolvida para alcançar os objectivos deste projecto.

RoboCup World Cup 2001 (Agosto, 2001 em Seattle,E.U.A.)

As ligas de Simulação e de Agentes Físicos para Salvamento terão a sua primeira edição no RoboCup World Cup 2001 emSeattle. Os detalhes serão oportunamente anunciados nas respectivas páginas da Web. O código fonte das equipas participantesserá disponibilizado após a competição.

RoboFesta Kansai 2001 (Julho, 2001 em Osaka,Japão)

Esta será uma competição preliminar para o RoboCup World Cup 2001 e terá lugar em Osaka como parte do RoboFesta Kansai 2001. Todos os participantes são convidados a testar os seus agentes no simulador RoboCupRescue,um ambiente similar ao que encontrarão durante a competição do RoboCup World Cup 2001.O código fonte será mantido secreto até à competição de Seattle.

RoboCup Japan Open 2001 (April 28-30, 2001em Fukuoka, Japão)

A primeira competição RoboCupRescue será levada a cabo noJapan Open 2001. Embora se trate de uma competição doméstica, o evento está aberto à participação internacional.As regras serão basicamente as mesmas do RoboCup World Cup 2001, mas em Seattle poderão verificar-se algunsajustes tendo em vista melhorar as regras, como resultado do que se observar durante o Japan Open 2001. Mais detalhespoderão ser encontrados na página da Web